quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Let's talk!


       Li numa fashion magazine que "Fashion awareness" é a tendência desta estação... E eu fiquei: "só desta estação?" A verdade é que deveria de ser tendência há muito mais tempo. Verdade seja dita: Eu nunca me importei realmente com o local onde era feita a minha roupa. Olhava para a etiquetazita via qual era o material da roupa, se era de algodão ou sintético, via o modo de lavagem e mais nada! Os olhos e a importância passavam-me quase ao lado quando via algo made in china ou made in cambodja. 
E isto é triste. 


          É triste o facto de estarmos tão mal informados sobre de onde são as nossas roupas, quem é que as faz e  quanto é que estas pessoas recebem para as fazer. Neste momento estou a usar uma sweat da Zara e a perguntar-me seriamente se por de trás deste 20 euros pela sweat, não estará uma família a passar fome, pois para eles cada dia de trabalho equivale a três dólares. Por mês, estes trabalhadores ganham 130 dólares. Sabendo que famílias de oito pessoas são capazes de viver num quarto, esse mesmo quarto custa  entre 50 a 60 dólares, com água, electricidade e casa de banho incluída.O resto é para a alimentação que é muito cara, e que nem se quer dá para o para os gastos. Crianças abandonam o sonho de estudar, para poderem ganhar dinheiro trabalhando nestas fábricas a coserem as mesmas camisolas durante anos consecutivos. Trabalhadores chegam a ficar 12 a 14 horas sentados a coserem, com pausas estritamente contadas, comendo muito raramente chegando a desmaiar por desnutrição e desidratação. 



Porque em nome da moda tudo é permitido? 

É permitido as empresas tratarem assim estes trabalhadores, fazendo-os passar fome, pagando muito pouco pelos seus serviços a fim de gastarem milhões em publicidade e marketing? 

E a poluição feita por estas empresas que desabam produtos e tintas altamente químicas em rios, destruindo habitats naturais? 

E os animais sujeitos a condições horríveis só para que se possam testar produtos cosméticos vendidos pelas grandes marcas?

Será que ainda não acharam soluções? Estamos numa era em que ao virar da esquina vemos fashion bloggers, make up artists e ícones de moda por todo o lado, mas ninguém fala sobre este assunto... Porque? Porque não têm soluções para apresentar aos vossos leitores? Porque não convém destruir parcerias?  

Isto não é de todo um ataque aos bloggers, mas sim um wake up call... Poderia acontecer-te.

Estou a falar sobre este assunto, pois esta mini série Sweatshop com dez minutos cada episódio (cinco episódios ao todo) faz com que três jovens da Noruega viagem para Cambodja e que vejam pelos seus próprios olhos o que se passa por detrás da marcas que consomem. Fez-me pensar, e nunca é tarde para reflectir sobre estes assuntos. Tudo o que estes funcionários pedem é um aumento de 30 dólares no salário. 

Continuaremos indiferentes?


x'0
jo

4 comentários:

  1. Vi a serie e dá que pensar... Adorei o teu blog!! Visita o meu e se gostares segue <3
    http://1100days.blogspot.pt/2015/03/what-to-wear-to-photoshoot-1.html

    ResponderEliminar
  2. Hei Joanita!
    Nomeei-te para responderes a uma tag, hehe.

    Beijinhos*

    http://mixordialiteraria.blogspot.pt/2015/04/tags-7-coisas-amoodeio.html?utm_source=bp_recent&utm-medium=gadget&utm_campaign=bp_recent

    ResponderEliminar